Abr 07 2004
IMAGENS ROUBADAS
Vou vendo na blogosfera muitas imagens. De quadros e fotografias. Algumas destas imagens são de consagrados autores.
Outras são de simples amantes da arte de reproduzir o olhar.
foto:João Espinho
Para além de reproduções de pinturas e fotografias, os blogs também vão apresentando poemas e escritos de nomes consagrados.
Raro é o blog que não tenha uma citação de Fernando Pessoa ou Florbela Espanca. E é sempre com prazer que os relemos.
No entanto há uma prática vulgarizada de, por exemplo, sempre que as fotografias reproduzidas sejam pertença de autores desconhecidos, não ser feita a referência à sua autoria.
Isto é: se se reproduzir uma obra de Sebastião Salgado, é de todo conveniente que o nome deste mediatizado fotógrafo enriqueça o blog, parecendo que assim ele (blog) se torna mais credível. Mas se a fotografia for do Zé Maria, “sacada” de um qualquer site de fotografia, aí, já não vale a pena dizer de quem é, pois trata-se de artista desconhecido.
Ora, esta prática é condenável.
Já uma vez chamei à atenção de uma bloguista por apresentar fotografias que não eram da sua autoria, tendo-lhe enviado o link donde a senhora havia “roubado” a fotografia. Ela apagou a foto, mas não sei se pediu desculpas ao autor (a quem mandei o link do blog).
Portanto, caros bloguers, antes que alguém comece a reclamar direitos de autor, não vos custa nada dizer que a fotografia que reproduzem é da autoria de fulano ou sicrano.
É isso que eu tenho feito e, sempre que possível, obtenho autorização do referido autor para que possa reproduzir as suas imagens.
Estão de acordo comigo, não estão?
7 de Abril de 2004 às 14:16
100% 🙂
7 de Abril de 2004 às 15:13
Estou contigo amigo Nikonman. A partir daqui as imagens que irão ser publicadas nas noites alentejanas, terão o deu autor devidamente mencionado. Agora surge um problema quanto às T-Shirts. Será que o Nicola Di Nunzio se irá importar que ima das suas fotografias esteja no peito de 4 pessoas??? Pois, eu não cheguei a pedir autorização nenhuma em utilizar a sua imagem. Espero que ele não se importe, mas por via das duvidas acho que será melhor ir ter com ele e referir-lhe a situação para ver se ele aprova. Que achas??? Faço bem???
7 de Abril de 2004 às 16:08
De cruz!
Abraço
7 de Abril de 2004 às 22:45
Ê cá não mostro nem uma!
Prontes!
Um abraço,
Francisco Nunes
P.S.V. (Post Scriptum Venenoso) há blogues que ‘vivem’ da exposição de fotografias alheias. Só o podem fazer se o seu autor os autorizar ou basta-lhes o aviso prévio de publicação?
Desde já alerto para o facto de muitos blogues serem de anónimos e isso não facilitar nada a que se cumpra a lei…
8 de Abril de 2004 às 0:05
Não posso estar mais de acordo!
Cada imagem acaba em parte por ser um pouco de cada fotógrafo, seja ele um ‘Salgado’, ou um ‘Zé Qualquer’…
Trata-se de uma outra forma de ver o mundo…
E cada olha vê, de forma diferente!
8 de Abril de 2004 às 1:07
TEMA – T-SHRT
pois é, mas os vencedores só vao poder tar cá sabado de tarde!!!! Posso é entregar-te a t-shirt na galeria e a eles entrego de tarde!!!! Mas levo na mesma as t-shirts todas para o nicola ver!!!! que achas???
8 de Abril de 2004 às 10:54
Completamente de acordo. Estamos aqui a falar de sensibilidade e de leis que deveriam ser cumpridas!
Sensibilidade, porque tanto a tem o Sebastião Salgado ou o João Espinho como a tem o Zé Maria, e qualquer um deles merece o nosso respeito. Pelas leis, porque afinal, convem que se cumpram é para isso que são feitas e não podemos fazer deste país uma republica das bananas (mais do que já é) em que não se cumprem regras. São as regras que nos dão segurança, seja a que nivel for!
13 de Abril de 2004 às 0:12
Confesso que tenho imagens no meu blog…de quem desconheço os autores, por uma simples razão…de onde as tirei não tinha qualquer referência ao seu autor….ou seja o problema não começa nos blogs, já vem de muito antes.