Mar 17 2004

ALENTEJO – UM DEBATE

Publicado por as 11:10 em Geral

Teve ontem lugar o debate, aqui anunciado, sobre a .Nova organização administrativa do território..
Com uma casa bem composta, na sua maioria por autarcas ou gente afecta aos diversos partidos, interessava aferir naquele fórum as diversas sensibilidades sobre este tema.
Conhecendo-se à partida qual a posição oficial dos partidos políticos, restava saber se algum dos autarcas se distanciaria desse posicionamento.
Interessava-me saber se Carreira Marques, edil de Beja, que há uns tempos vinha dando sinais de afastamento relativamente à posição oficial do PCP, confirmaria a sua opção por uma Comunidade Urbana do Baixo Alentejo e Litoral Alentejano.
Importava-me conhecer até que ponto os defensores de uma região única para o Alentejo, defenderiam acerrimamente os seus pontos de vista e com que argumentos.

Não estive até ao final do debate, mas retive o essencial:

– Que todos pretendem um Alentejo uno; discordam, no entanto, da forma como lá se deve chegar;
– Que a maioria considera a nova legislação como não sendo a ideal, mas que revela factores positivos, tendo em vista a necessidade de uma efectiva descentralização;
– Que o PCP não abdica da sua bandeira de sempre: um só Alentejo, e já!

No entanto, não mentirei se disser que a revelação da noite foi a posição assumida pelo Presidente da Câmara de Beja. Regressando aos velhos tempos da ortodoxia, Carreira Marques apresentou-se como mais um entre os seus. Para quem esperava que o autarca de Beja se havia renovado, teve ontem a prova de que, afinal, os tempos de renovador e de independência de pensamento foram sol de pouca dura. Carreira Marques, para além de desgastado, está acantonado às deliberações e directivas do Comité Central do seu Partido. O que é bom para o PCP, e não obrigatoriamente para o Alentejo.

Por agora, fico-me por estas breves considerações.

PS: sobre este assunto, leia-se o que escreve o Ideias Soltas.

Share

Não são permitidos comentários.