Fev 04 2004
Centro de Saúde de Ourique
No dia 29/1 fiz aqui referência à demissão da Directora do Centro de Saúde de Ourique, por alegadas pressões de políticos locais.
Hoje, no NotíciasAlentejo, leio a seguinte notícia, que transcrevo na íntegra:
” O PS de Ourique diz que a médica Ana Monsanto, directora do Centro de Saúde local, foi «saneada». Os socialistas acrescentam que a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo «não teve pejo em destituir um profissional exemplar, cedendo a pressões e clientelas partidárias». Ana Rosa Soeiro, do Conselho de Administração da ARS/Alentejo, em declarações à Rádio Voz da Planície, garantiu que tudo se resumiu a uma «reestruturação dos serviços».
A substituição da directora do Centro de Saúde de Ourique estava prevista para o princípio do mês de Fevereiro, mas até terça-feira não era conhecido qualquer despacho de nomeação, mantendo-se Ana Monsanto em funções.
Para o PS, que emitiu um comunicado com o título «Saneamento político no Centro de Saúde de Ourique», trata-se de um caso em quem o Governo «continua a colocação dos seus .boys. sem olhar a meios».
Para justificar a acusação de «saneamento», os socialistas sublinham que os «superiores hierárquicos são os primeiros a reconhecer o notável trabalho» desenvolvido pela ainda responsável da unidade de saúde de Ourique.
«A dra Ana Monsanto teve a coragem de assumir a sua condição de cidadã e querer modificar, para melhor, a situação do concelho onde vive. Integrou as listas do PS, na condição de independente, como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Ourique», recordam, em comunicado, os socialistas.
Outra interpretação do caso tem a ARS/Alentejo. Ana Rosa Soeiro, nas declarações prestadas à Voz da Planície, recusou a tese do «saneamento» e disse que se trata de uma «opção» do Conselho de Administração da ARS.
Ana Rosa Soeiro acrescentou que, de momento, a ARS/Alentejo está a proceder a reestruturações nos Centros de Saúde.
«Estamos no nosso direito de substituir os directores dos Centros de Saúde que agora terminam as comissões de serviço», explicou.
A médica Ana Monsanto foi informada em 27 de Janeiro que seria substituída, a partir de Fevereiro.
Contactada pelo NotíciasAlentejo.pt, Ana Monsanto não comentou a situação, mas admitiu que, por enquanto, se mantém em funções.
Quarta, 04 de Fevereiro de 2004 – 00:02
Fonte: NA – Jornalista : Carlos Trigo “.
Mais uma vez, a minha ingenuidade levou-me a acreditar em pressões políticas.
Quando é que eu deixo de acreditar em boatos?